Você está aqui:Home » Arte » Museu promove exposição sobre a imigração no Brasil

Museu promove exposição sobre a imigração no Brasil

O Museu da Imigração promove a exposição temporária “Sinta-se em casa” para abordar as múltiplas relações entre a experiência de migrar e a sua casa. Inaugurada no dia 1º de dezembro, a mostra apresenta aspectos históricos e contemporâneos da recepção aos migrantes no Brasil e o acesso à moradia, assim como a compreensão de casa como um lugar no qual as pessoas se elaboram e reelaboram, por meio dos objetos com que a compõe, e também a noção de sentir-se parte de um lugar, que se dá, por vezes, pelos laços humanos construídos.
Os visitantes encontram a reconstrução de uma sala em “Habitar”, com móveis e objetos pertencentes ao acervo da instituição. Máquina de costura, objetos de decoração, telefone, rádio vitrola e peças relacionadas aos hábitos de algumas culturas são encontrados nesse espaço, que representa a memória de migrantes e descendentes.
No mesmo módulo, uma instalação com portas de armários representará o local onde se guardam as malas e bagagens, promovendo uma interatividade com o público. Por fim, o eixo “Morada” proporcionará uma reflexão sobre como a casa acaba se tornando mais do que uma estrutura física e a relação do ser humano com os objetos, mural de fotos, jornais antigos e novos, áudios de rádios comunitárias, imagens de manifestações coletivas, entre outros elementos para representar essas conexões.

Serviço:museu-foto
Exposição Temporária “Sinta-se em casa”
Começou em 1º de Dezembro a Outubro de 2019
Horário: 11h00
R. Visconde de Parnaíba, 1316 / Mooca (SP)
www.museudaimigracao.org.br

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng