Você está aqui:Home » Arte » Ovos pintados: técnica milenar pertinho de você

Ovos pintados: técnica milenar pertinho de você

A artista plástica e professora formada pelo Instituto Belas Artes de São Paulo, Janete Zizas, 63 anos, descendente de lituanos, aprendeu a decorar e pintar os ovos quanto tinha apenas nove anos. Não parou mais. Hoje, dá aulas em seu ateliê e visita programas de televisão como, por exemplo, “Mulheres”, da TV Gazeta. Além disso, coordena a Feira de Artesanato marcada para o próximo dia 11 de maio no salão paroquial da Igreja São José, na Vila Zelina.
Na verdade, a arte de pintar ovos é um dos tesouros que ajudam a explicar e preservar a tradição dos moradores da Vila Zelina. Os marguciai, como também são conhecidos, servem para enfeitar mesas, fazer gincanas e dar de presente na Páscoa. “Quando você dá um ovo pintado para uma pessoa, significa que está agradecendo por ela fazer parte de sua vida” explica a artista, acrescentando que a técnica é milenar.
Para produzir, Janete Zizas utiliza ovos de galinha ou de madeira, cera pura de abelha derretida e um pequeno alfinete. Na Lituânia, os marguciai fazem parte de sua arte e tradição. Além de ser uma excelente terapia, essa técnica aproxima a família na preparação para a Páscoa. Conta-se que na noite do domingo da Ressurreição, os jovens lituanos iam de casa em casa cantando e desejando sorte e felicidade. Já as crianças deveriam procurar os ovos escondidos no jardim. Depois, iniciavam uma gincana para ver quem tinha encontrado a maior quantidade, o maior e o mais bonito

Facebook: /janete.zizas

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng