Você está aqui:Home » Arte » Ceramista cria peças artísticas e funcionais

Ceramista cria peças artísticas e funcionais

A Mooca sempre tem uma boa surpresa a revelar. É o caso da ceramista Rita Martani que é mooquense por opção. Há décadas mora e trabalha no bairro, onde montou seu atelier numa charmosa e bucólica ruazinha do Parque da Mooca. Durante anos trabalhou na área administrativa de uma grande agência de publicidade. Talvez o ambiente criativo da publicidade tenha despertado o lado artístico da ceramista, pois nessa mesma época que iniciou seus estudos na Arte Cerâmica. Depois vieram diversos cursos de aperfeiçoamento, formulação de esmaltes e técnicas específicas. Há sete anos passou a dedicar tempo integral à paixão cerâmica.
Desde então cria peças em cerâmica artesanal de alta temperatura. A matéria prima da cerâmica é a argila, produto nacional extraída da decomposição das rochas nas margens dos rios e que hoje vem sendo trabalhada para ter mais opções de cores e texturas. Além de artísticas e esculturais, as peças criadas pela ceramista são práticas e funcionais. Em seu atelier uma centena de peças cerâmicas – com design criativo – são apresentadas aos clientes.
Diante do sucesso de suas peças, surgiu a oportunidade de ministrar os cursos de cerâmica para os interessados. Rita tem uma paixão especial: “ministrar aulas e oficinas para crianças” e o fez durante algum tempo em um colégio particular da região. Agora pretende realizar oficinas para pessoas especiais. Alguns cafés e restaurantes já são clientes assíduos do seu ateliê, como o café Coisas de Minas e a trattoria e café Stazione Dopo Lavoro, onde aplica uma inédita técnica de transferência de imagens para personalizar as peças com o logotipo dos clientes.

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng