Você está aqui:Home » Esporte » Histórias do futebol – Goleiro Felix, nascido e criado na Mooca

Histórias do futebol – Goleiro Felix, nascido e criado na Mooca

Felix Mielli Venerando nasceu e morou na Rua João Antônio de Oliveira, segundo filho do casal Ataliba e  Margarida, sua residência era atrás da Cia. União (hoje Luzes da Mooca) numa vilinha. Aprendeu a jogar futebol nas ruas da Mooca e a dura profissão de goleiro foi lapidada em asfalto, terra e paralelepípedo.
Destacou-se jogando na várzea da Mooca, foi treinar no mirim do Juventus e depois no juvenil. Com 16 anos, chegou a ser reserva do grande Oberdan Cattani, no profissional. Felix precisou de uma cirurgia de hérnia, mas o Juventus não poderia pagar. Então foi trabalhar nas Máquinas Piratininga, que pagaria pela cirurgia, disputou o Campeonato de Várzea pela empresa. Lá, foi campeão Paulista, Estadual e Interestadual.
O diretor da companhia, que também era tesoureiro da Portuguesa, o levou para um teste. Com autorização do Juizado de Menores e de seu pai, assinou na Lusa seu primeiro contrato como jogador profissional. Pelo Fluminense, foi campeão carioca e da Taça Guanabara em 1969; conquistou cinco estaduais (1969, 1971, 1973, 1975 e 1976); e a Taça de Prata em 1970.  Pela Seleção Brasileira, foi bicampeão da Copa Rio Branco, em 1967/1968, e tricampeão mundial no México, em 1970.

felix

Deixe um comentário

© 2016 Desenvolvido por Ópera Markeitng