Inovações em sala de aula
As escolas convencionais estão com os dias contados. Aquele modelo tradicional no qual o professor passa a lição no quadro negro, logo mais, vai virar coisa do passado. Impulsionado pela Internet, as novas tecnologias estão mudando o comportamento em sala de aula e transformando a vida de todo mundo.
No Colégio São Judas Tadeu, da Mooca, por exemplo, por meio do Google for Education, são criadas salas virtuais onde os professores propõem conteúdos, vídeos, trabalhos, questões, falam e acompanham individualmente o aproveitamento de cada aluno. Trata-se de um sistema flexível e moderno com rodas de leitura, debates, oficinas, grupos de estudos com redes de Wi-Fi livre e acesso em todos os ambientes.
“Aqui, nós temos como missão transformar o aluno em protagonista e integrá-lo na sociedade”, explica Rosário Antonio D’Agostino, o professor Dagô, coordenador-geral do colégio, acrescentando que o uso do celular é liberado em sala de aula desde que a aula exija.
Em seguida, Dagô aponta dois modelos interdisciplinares adotados recentemente: Projetos Integradores e a Monitoria. No primeiro, os alunos criam um trabalho que pode ser audiovisual, apresentação teatral ou oficina, por exemplo. No segundo, alunos com melhor aproveitamento em determinadas disciplinas são selecionados, recebem orientações dos professores e passam a esclarecer dúvidas de outros alunos. Por este apoio, ganham descontos nas mensalidades.
— Os professores estão preparados para trabalhar neste novo cenário?
— O Colégio conta com o apoio de uma empresa especializada que, uma vez por mês, capacita nossos professores. Por exemplo, ensinam como gravar um vídeo usando o Youtube — explica Fábio Mingioni, coordenador de TI.