Você está aqui:Home » Educação » Transtornos da aprendizagem: Como identificar e combater

Transtornos da aprendizagem: Como identificar e combater

– Fraco desenvolvimento da atenção;
– Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem;
– Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
– Dificuldade com quebra-cabeças e mapas;
– Constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
– Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

Estes são os principais sintomas da Dislexia. Trata-se de um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades. A Associação Brasileira de Dislexia (ABD), por meio do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem, conta com equipe multidisciplinar para atender crianças, adolescentes e adultos que apresentam Dislexia ou outros transtornos de aprendizagem.
O trabalho começa tomando conhecimento das queixas, histórico de vida, as situações em que se apresentam. Após a fase de coleta de dados, inicia-se um período de estudos, quando cada profissional avalia os dados obtidos em sua área de atuação. Quando os exames complementares estiverem à disposição da equipe, há uma reunião dos especialistas onde serão expostos os resultados obtidos durante a Avaliação Multidisciplinar. O último passo é a Entrevista Devolutiva, quando apresenta as intervenções indicadas para cada caso.
A psicopedagoga Maria Teresa Coelho conta que tem atendido portadores de dislexia por meio de diversas intervenções em sua clinica na Mooca. Entre elas, provas orais (pela dificuldade da escrita), maior tempo na execução das tarefas e gravação de aulas e da própria voz, além de atividades psicomotoras e de estudos. “Temos também solicitado maior tempo para as provas do ENEM e dos vestibulares, já que existe uma lei que prevê esta possibilidade”, comentou a psicopedagoga, que trabalha com uma equipe multidisciplinar formada por psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas e pediatras.

Serviço:
ABD
(Associação Brasileira de Dislexia)
www.dislexia.org.br

Deixe um comentário

© 2020 Desenvolvido por Ópera Markeitng