Você está aqui:Home » Pets » Fogos de artifício:Dicas para ajudar “nossos amigos”

Fogos de artifício:Dicas para ajudar “nossos amigos”

fogosSempre que vão chegando as datas comemorativas como Reveillon, Natal, Festa Junina e a Copa do Mundo, como agora, os tutores de cães e gatos, já começam a pensar em maneiras de minimizar o medo dos nossos queridos companheiros com o intenso barulho provocado pelos fogos de artifício. Essa situação existe porque a audição dos pets é muito superior à nossa. Os cães, por exemplo, possuem uma audição quatro vezes maior que a dos seres humanos.

Em maio deste ano, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma lei proibindo a utilização de fogos de artifício com efeito sonoro ruidoso, com o objetivo de amenizar o efeito do barulho em animais, idosos e crianças. Porém, a lei está suspensa devido a uma liminar.  Assim, apresentamos alguns artifícios para ajudar os pets a passarem por esses momentos angustiantes.
Caso tenha tempo antes do evento, podemos tentar acostumar nossos pets ao barulho, colocando vídeos com sons dos fogos em volume baixo e, gradativamente, ir  aumentando até que ele se habitue com o som. Enquanto colocamos o som, associe a alguma atividade que ele goste como petisco, carinho e escovação.

Mas se forem necessárias medidas de última hora, aqui vai algumas dicas: Deixe os pets em um cômodo com janelas fechadas, sem objetos que possam cair. É comum que ao ouvir os fogos eles se assustem e queiram fugir, o que pode acarretar em acidentes como atropelamento. Ligue a TV ou rádio para que possam mascarar o barulho. Caso tenha mais de um pet, é importante que fiquem em cômodos separados pois no momento da agitação pode haver brigas. Não deixe seu companheiro preso a correntes e, se possível, fique no mesmo ambiente. Nosso comportamento pode influenciar nossos pets, portanto mantenha a tranquilidade para passar confiança.

Em casos extremos, algumas medicações tranquilizantes podem ser utilizadas. Para isso, procure o médico veterinário de sua confiança. Com algumas medidas simples, podemos proporcionar mais conforto para nossos queridos amigos e, assim, curtir toda a alegria que chega com as festas.

*Maira Montalvão
Médica Veterinária graduada na Universidade Estadual Paulista, fez residência em Clínica Médica de Pequenos Animais. Pós graduanda do curso de especialização em cardiologia veterinária.  Atualmente trabalha no setor de Clínica Geral do Hospital Veterinário Animaniacs.

Deixe um comentário

© 2020 Desenvolvido por Ópera Marketing