Mooca ganha 1º time de futebol americano
A agremiação adota a cor grená-dourada e quer jogar no Juventus
Touchdown, quarterback, field goal, safety, head-coach…
A Mooca está ganhando um novo sotaque e novos dialetos a partir da criação do Mooca Destroyers Football, a primeira equipe de futebol americano do bairro. Nascido da dissidência de jogadores do Palmeiras, o grupo conta com 70 atletas, adota a cor grená-dourada e deseja fincar raízes no tradicional bairro italiano da cidade. Para isso, sonha fechar acordo e mandar todos os seus jogos no Juventus.
“A parceria ainda não está fechada, mas já temos autorização da diretoria do clube para mandar no campo da rua Javari o jogo contra o Uberlândia Lobos dia 8 de outubro pela Liga Nacional”, explica Eduardo Veronesi, diretor de marketing da nova agremiação.
Enquanto isso, a equipe joga no Centro Olímpico do Ibirapuera. Na estreia da Liga, venceu o Uberaba Zebus por 14 a 9 e contou com a presença de 1.300 torcedores. No segundo jogo, foi derrotado pelo Get Eagles por 58 a 13, em Nova Lima (MG). Os treinos acontecem em dois locais diferentes: no CERET, do Jardim Anália Franco, aos domingos pela manhã, e no Centro Esportivo do Tietê, antigo Clube de Regatas (junto da Marginal Tietê), às segundas e quintas-feiras à noite.
A equipe espera fazer uma boa campanha para ganhar o direito de subir e disputar a Superliga (1ª divisão), no ano que vem. “O esporte vem crescendo no País. Esta tendência pode ser observada facilmente nas redes sociais e pela audiência na transmissão de jogos do Super Bowl, do campeonato americano” frisou Diego Perri, presidente da agremiação, acrescentando que boa parte da equipe mora na Mooca e é de origem italiana.
Entenda o jogo
O futebol americano é um jogo de dominação de territórios. Combina tática e estratégia. Cada equipe conta com 11 jogadores e posições fixas. Proposta central: avançar com a bola pelo campo adversário, no caso do ataque, enquanto a defesa busca bloquear as investidas do adversário.
Para ganhar território, cada time de ataque tem quatro tentativas para percorrer dez jardas (9,14 metros). Em cada tentativa, o quarterback (veja a ilustração com as posições) decide qual estratégia utilizar para levar a bola mais longe, podendo dar a bola a um corredor ou passá-la para um recebedor livre. Cada jogada termina quando o jogador que está com a bola é derrubado ou se um passe é interceptado.
Se ao longo de suas quatro tentativas o time atacante passar 10 jardas, ganha quatro novas tentativas de ataque, até que a zona final adversária seja alcançada, quando acontece um touchdown. Caso contrário, a posse da bola é transferida ao outro time e a jogada começa no mesmo lugar do campo onde os avanços cessaram.
Por uma questão tática, a maior parte dos times utiliza apenas três das quatro tentativas de avanço, reservando a quarta jogada para um chute em direção à trave (buscando marcar um field goal) ou para afastar a bola o mais distante possível. Cada jogo de futebol americano tem dois tempos, divididos em quatro quartos, que podem durar doze minutos. No entanto, uma partida costuma durar entre duas e três horas, pois o relógio é parado ao final de muitas jogadas.
Foto: Duda Bairros