Você está aqui:Home » Saúde » Crescimento sustentado

Crescimento sustentado

O Hospital e Maternidade São Cristóvão, inaugurado na Mooca há 53 anos, foi administrado durante muito tempo de maneira conservadora e engessada. Andava de lado e passava por delicada situação. Tudo mudou quando o engenheiro Valdir Pereira Ventura foi convidado para assumir a direção geral.
Filho de Américo Ventura, um dos fundadores da centenária Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, Valdir Ventura identificou dois problemas no início de sua gestão: o grupo de colaboradores estava acomodado e o número de grandes empresas do setor de saúde na região não parava de crescer.
–Precisamos crescer ou seremos engolidos pela concorrência –, comentou na ocasião.
A verdade é que o executivo deu um choque de gestão na instituição. Primeiro, tratou de melhorar os processos e evitar desperdícios. Investiu também na capacitação de seus colaboradores para a obtenção de certificados de qualidade. O grupo passou a ser mais cobrado pelos auditores e mudou de atitude:
— Primeiro, foi o CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) e depois a ONA I, II e III, nível de excelência.
Em 2015, conquistamos a IS0-9001 nos planos de saúde. Fizemos mais: recebemos, pelo sexto ano consecutivo, o Prêmio Socioambiental “Chico Mendes” (Selo Verde) pelos programas de redução de consumo de energia elétrica, captação de água para reuso em sanitários, jardinagem e reciclagem de resíduos — lembrou Valdir Ventura, acrescentando que foi implantado também o Sistema de Informação Sobre Nascidos Vivos na maternidade. Uma segurança para evitar a troca de bebês.
Acompanhando a evolução do setor, o executivo contou também que passou a investir em novas tecnologias (TI) e equipamentos de ponta. Ampliou para 258 o número de leitos do hospital e as áreas de atendimento com quatro ambulatórios (dois deles dentro do Mooca Plaza Shopping). E mais: inaugurou o CAIS (Centro de Atenção Integral da Saúde), o TMO (Transporte de Medula Óssea), sistema de alta complexidade; aumentou a área de atendimento do PS Infantil, e passou a contar com um novo centro de imagens por meio de uma parceria com o CDB (Centro de Diagnóstico Brasil).

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng