*Mais vale o que se aprende que o que te ensinam
O Colégio Civitatis e o Instituto de Educação Cruz de Malta promovem, todos os anos, a Feira do Jovem Empreendedor. Com a iniciativa, que tem o apoio do SEBRAE-SP, os alunos dão um passo à frente visando seu futuro profissional. Afinal, o evento estimula autonomia, criatividade, senso crítico, conceitos sobre gestão e valoriza o trabalho em equipe. É que, hoje, interessa muito mais aprender sobre assuntos que estejam mais próximos de seus planos futuros do que simplesmente decorar fórmulas ou saber se aquilo que está certo ou errado.
Assim, você vai ver nas páginas seguintes:
– Escola de Empreendedores
– Educadores orientam na escolha da nova escola de seus filhos
– Entrevista com Ozires Silva, um empreendedor nato
– Empreender: saída para driblar a crise
*Título da biografia do publicitário Alex Periscinoto
Escola do Empreendedor
Pensar fora da caixa’, ter iniciativa, comprometimento, espírito crítico e valoriza o trabalho em equipe. Estes foram os principais objetivos do Colégio Civitatis e do Instituto de Educação Cruz de Malta com a realização da Feira do Pequeno Empreendedor
Alunos e ex-alunos
A 14ª edição da Feira do Jovem Empreendedor – do Colégio Civitatis – reuniu alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental divididos em quatro setores: mundo das balas, brinquedos, praticando a natureza e papelaria na área central do ginásio de esportes. As laterais foram cedidas aos pais de alunos e ex-alunos para a comercialização de artesanatos, perfumes, doces, salgados, pães especiais, entre outros produtos.
Durante a apresentação, os alunos colocaram em prática diversos conceitos aprendidos em sala de aula: produção de produtos, preços, custos, lucros, clientela, marketing e vendas.” A cada ano que passa, nós aprofundamos os conceitos e notamos que as crianças valorizam cada vez mais esse trabalho” comenta Maria Jacira Liberato, coordenadora pedagógica, acrescentando que as equipes se revezaram, de hora em hora, para fazer a venda dos produtos.
Em seguida, Jacira fez questão de apresentar o ex-aluno Rogério Picilli. Ele contou que colocou em prática conceitos de empreendedorismo para montar sua empresa, especializada em bolos e doces personalizados. Por exemplo: cookies, minecraft, mini cupcakes produzidos de maneira artesanal. “Para abrir meu negócio, foi fundamental tudo que aprendi aqui”, frisou enquanto tratava de repor produtos na improvisada prateleira.
Shopping Center
A Feira do Jovem Empreendedor proporcionou aos alunos do Cruz de Malta a oportunidade de colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo do ano nas aulas de Empreendedorismo. A escola montou pequenas lojas, imitando um shopping, transformadas em diversos modelos de negócios: venda de camisetas customizadas, ecopapelaria, alimentação, jogos, brinquedos e produtos de beleza, entre outros, boa parte deles produzidos a partir de matérias primas naturais.
A aluna Laureane Costa, 14 anos, chamou atenção pela maneira como apresentava e efetuava as vendas na loja de
Shopping Center customização de camisetas. “Não é só vender. Aprendi que temos que calcular tudo certinho para obter lucros”, explicou enquanto não perdia tempo de apresentar o produto para mais uma mãe de aluno.
O lucro obtido pelas lojas foi dividido entre os estudantes. Mais de mil pessoas compareceram ao evento. “Os alunos esbanjaram criatividade, mostraram boa organização e espírito de equipe”, comentou Monica de Oliveira, uma das
coordenadoras do evento, acrescentando que o trabalho continuou depois da feira com balanço e pós-venda. “Foi um
sucesso. Os pais acompanharam muito de perto o empenho e a dedicação dos filhos”, frisou Eduardo Crespo Dias, diretor jurídico da escola.
Transferir conhecimento
O Programa Jovens Empreendedores, do SEBRAE-SP, treina e capacita coordenadores pedagógicos e professores de escolas particulares e públicas do País. Com isso, estimula e dissemina a cultura empreendedora entre os estudantes. É gratuito. Trabalha soluções educacionais em duas frentes principais: desenvolvimento de competências empreendedoras e a possibilidade de inserção sustentada no mundo dos negócios. Para isso, utiliza atividades divertidas e lúdicas para ensinar conceitos de gestão, montar um negócio e trabalhar em equipe. Ana Carolina de Oliveira, gerente do escritório regional do SEBRAE-SP, explica que o programa trabalha a iniciativa e conceitos de comportamento e gestão. Por exemplo: como calcular riscos, planejar o negócio e buscar informação. Ao mesmo tempo, apresenta planos de marketing e como efetuar a venda. “Nossa missão é transferir conhecimento por meio de cursos de 40 horas para os professores”, destaca, acrescentando que conta atualmente com 10 escolas da Zona Leste desenvolvendo o programa. E conclui: “Dentro do curso, o aluno vivencia um negócio. Tem a possibilidade de montar e fazer dar certo. Incentiva a pensar fora da caixa”.