Exposição resgata a Mooca Operária
A exposição fotográfica “Mooca Origine Operaria” cumpriu sua missão: resgatou um pouco da história das indústrias responsáveis pelo desenvolvimento do bairro no século passado por meio de imagens, testemunhos e objetos.
A mostra foi realizada durante o mês de agosto em dois locais diferentes: Museu da Imigração e Mooca Plaza Shopping e contou com o patrocínio exclusivo do São Cristóvão Saúde. Foi uma iniciativa do superintendente da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Mooca, Francisco Parisi, teve a curadoria da jornalista Elizabeth Florido e do publicitário Ricardo Bertagnon, diretor da Ópera Marketing.
Quem visitou a exposição, teve a oportunidade de ver fotos curiosas de indústrias que se estabeleceram no bairro naquela época como a Antarctica, Cotonifício Crespi, São Paulo Alpargatas, Cia. União dos Refinadores (Açúcar União e Café Cabloco), Lorenzetti e Arno. Outro destaque da exposição: a vila de funcionários da Antárctica e a famosa ARCA. “Muitas famílias de operários se fixaram no bairro porque as indústrias tinham interesse em manter seus colaboradores estratégicos bem perto para garantir o bom funcionamento das fábricas”, explicou Bertagnon.