Você está aqui:Home » Social » Biblioteca Municipal da Mooca recebe doação de aparelho que transforma texto em áudio

Biblioteca Municipal da Mooca recebe doação de aparelho que transforma texto em áudio

A Biblioteca Affonso Taunay, localizada no Centro Educacional e Esportivo da Mooca, recebeu nesta quinta-feira (19) a doação de um aparelho OrCam MyEye. Trata-se de um dispositivo acoplado em um óculo que escaneia e transforma instantaneamente textos em áudio. A iniciativa vai atender pessoas com algum tipo de deficiência visual e que frequentam a tradicional biblioteca do bairro. Entre elas, o aposentado Amaro Silva, de 84 anos, o primeiro a testar o novo aparelho. “Ainda estou me adaptando, mas tenho certeza que vai ser muito útil para todos nós”, frisou.

biblioteca

A Prefeitura de São Paulo adquiriu 15 unidades do aparelho OrCam MyEye, empresa israelense para atender 12 bibliotecas municipais. Além da biblioteca Affonso Taunay, o dispositivo já está disponível na biblioteca Paulo Sérgio Millet (Zona Leste). Gradativamente, será implantado nas bibliotecas Mário de Andrade (Centro), Centro Cultural São Paulo (Zona Sul), Alceu de Lima (Zona Oeste), Álvares de Azevedo (Zona Norte), Brito Broca (Zona Norte), Hans Christian Andersen (Zona Leste), Monteiro Lobato (Centro), Mário Schenberg (Zona Oeste), Paulo Duarte (Zona Sul) e Viriato Corrêa (Zona Sul).

 

“Nós temos mais de cinco milhões de exemplares nas nossas bibliotecas. Com esse aparelho, todos passarão a ser acessíveis à população com deficiência visual e às pessoas que não conseguem ler livros, mas que poderão utilizar este serviço nas bibliotecas. Isso é estimular a leitura, com autonomia e liberdade”, disse o secretário municipal de Cultura, André Sturm, que acompanhou de perto o teste do novo dispositivo e visitou as dependências da biblioteca. Também estiveram presentes o prefeito regional da Mooca, Paulo Sérgio Criscuolo; e a vereadora Rute Costa (PSD), entre outras autoridades.

Deixe um comentário

© 2016 Desenvolvido por Ópera Markeitng