O consumo local e a crise
*Rafael Eduardo Passos Arantes
É de conhecimento de todos que o Brasil passa por uma grave crise política, que agrava a terrível situação econômica que vivemos. Reduzir custos é a regra inicial para tornar as finanças mais saudáveis, mas também temos que agir no lado mais importante, na obtenção de recursos, ou seja, no aumento do faturamento.
Como conseguir este milagre?
Além da boa e velha propaganda, hoje muito auxiliada pelo marketing digital, que proporciona um grande alcance aos consumidores por um preço mais acessível dos que encontrávamos no passado, temos um importante componente estratégico que muitas vezes é esquecido e subestimado: o consumo local.
Imaginem o que aconteceria se todos os mooquenses parassem de consumir em outros bairros e passassem a utilizar apenas os produtos e serviços do nosso bairro? Só isso bastaria para combater grande parte da crise, pois ocasionaria o aumento da renda per capita da Mooca e, consequentemente, teríamos reflexos positivos imediatos no nosso dia a dia.
Nós temos que ter responsabilidade e consciência na hora de utilizar os nossos recursos financeiros. Valorizar empresas que atuam pela Mooca, que agem com comprometimento social, buscando melhorias locais, transforma nossos gastos em investimentos, pois os benefícios serão colhidos direta e indiretamente.
Ao tornar essa atitude um hábito, as empresas que não adotam essa prática passarão a ter a obrigação de trabalharem também em prol de melhorias para o bairro. É um círculo virtuoso plenamente possível de ser realizado, depende apenas de nós. A Mooca, pela paixão dos seus moradores, tem tudo para ser o primeiro bairro do Brasil a ver este sonho se tornar realidade. Consumo consciente, local e responsável. Vamos praticar?
LUIZ LIMA
Sou professor Universitário e ajudo aos alunos a busca do primeiro emprego e a se capacitarem melhor como forma de diferenciar-se profissionlamente, além de promover palestras em Universidades locais na Mooca, bairro onde moro.