Museu da Imigração promove 22ª Festa do Imigrante
Em sua 22ª edição, a tradicional Festa do Imigrante vai homenagear a cultura de mais de 50 nacionalidades, resgatando a herança e a história das comunidades de imigrantes e descendentes que compõem a identidade de São Paulo. A festa começa no próximo domingo (10h00 às 18h00) e prossegue no fim de semana que vem com uma vasta programação de gastronomia, artesanato, dança, música, entre outras atividades para toda a família.
A festa é celebrada no complexo de prédios onde funcionava a antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás e que hoje abriga o Museu da Imigração. Por isso, o evento assume também o importante papel de propagar a memória de mais de 2,5 milhões de migrantes e imigrantes que chegaram a São Paulo desde o final do século 19.
A 22ª Festa do Imigrante contará com a participação de 44 expositores de alimentação, 32 expositores de artesanato e 45 grupos de dança e música. Ao todo, serão mais de 50 nacionalidades representadas em diversos tipos de atrações oferecidas aos visitantes. Em um único lugar, o público poderá entrar em contato com a cultura de várias partes do mundo, por meio de atividades que envolvem manifestações artísticas variadas. Entre elas, workshops de dança, com iniciação a diferentes ritmos estrangeiros, como polca paraguaia, danças coreanas, russas, gregas etc.
As oficinas de artesanato ensinarão os visitantes a fazer origamis, matrioskas em patchwork, Marguciai (pintura em ovos típica da Lituânia), bordado da Madeira entre outros. Um dos destaques da festa é o projeto “Sabor Paulista”, uma iniciativa da Rede Globo, que valoriza a diversidade gastronômica de São Paulo e oferece oficinas abertas de culinária, ministradas pelas comunidades de imigrantes. Os ingressos para a festa podem ser adquiridos nos dias de evento e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A programação ocorre das 10h00 às 18h00 e a bilheteria encerra as vendas às 17h00. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Mooca, em São Paulo. Outras informações estão disponíveis no site www.museudaimigracao.org.br