Planejamento tributário pode ajudar a aumentar o lucro do seu negócio
Os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas e muitas vezes até a maior. Avalia-se que, no mínimo, um terço do faturamento das empresas brasileiras é gasto em forma de tributos. Todos os ramos de atividade sentem o peso desses tributos, a venda de produtos pelas indústrias, revenda de mercadorias pelo comércio e prestação de serviços pelas empresas do setor.
Por isso, cada vez mais as empresas devem planejar sua forma de tributação, que além de evitar problemas fiscais podem aumentar a eficiência operacional da empresa com a diminuição dos impostos e consequentemente o aumento da margem de lucro.
Mas o que significa planejamento tributário?
O planejamento tributário é a análise e validação legal da carga tributária aplicável à empresa que visa diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio, assim como as demais áreas da empresa, de forma a diminuir os custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos, sempre respeitando a legislação vigente.
A ação de planejamento exige uma análise das várias opções de modalidades de tributos federais, estaduais e municipais, de acordo com o porte, o volume de negócios, estrutura societária e a situação econômica da empresa, para que possa ser escolhida a melhor forma de recolher impostos com menos despesas.
Lembrando que esta avaliação deve ser feita periodicamente pelas empresas, pois as variáveis como faturamento, produtos ou serviços oferecidos pela empresa, seu foco de atuação e a própria lei sofrem mudanças.
Procure um especialista nesta área para ajudá-lo, ele poderá fornecer um diagnóstico da tributação que incide sobre as atividades da sua empresa, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade da empresa.
Bons Negócios!
Serviço:
GHT Gestão & Contabilidade
contato@ghtcontabilidade.com.br
Tel: 2061-4690 / 2693-0028
www.ghtcontabilidade.com.br