Você está aqui:Home » 460 anos da Mooca » Se eu perder este trem… que sai agora às onze horas… só amanhã de manhã

Se eu perder este trem… que sai agora às onze horas… só amanhã de manhã

Se eu perder este trem… que sai agora às onze horas… só amanhã de manhã

A parceria entre Demônios da Garoa e Adoniran Barbosa, celebrada por músicas como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, mais uma vez foi lembrada pelo público quando o conjunto subiu ao palco e participou da 3ª Mega Ação Social na Subprefeitura da Mooca, que integrou os festejos de mais um aniversário da Mooca.

Afinal, por meio dela, criou-se um estilo próprio, cheio de gaiatice nas introduções e letras das canções. Resultado: o grupo está na estrada há 73 anos (terceira geração) e no Guinness Book, o livro dos recordes, como o conjunto vocal mais antigo em atividade na América Latina.

Sérgio Rosa, 61 anos, filho de Arnaldo Rosa, um dos fundadores do grupo, explica que os grandes sucessos do Adoniran Barbosa foram gravados pelo conjunto: “Foi uma parceria que deu certo. Acho que se não tivesse o Adoniran, o Demônios não teria feito o sucesso que fez e, se não tivesse o Demônios, o Adoniran também não teria feito o sucesso que fez”.

O conjunto têm raízes fincadas na Mooca. Nasceu com o nome de Grupo da Lua quando um grupo de cinco rapazes começaram a ensaiar e tocar músicas na casa da avó de um deles, na rua dos Trilhos. Depois, passou a participar de programas de calouros em emissoras de rádio. Em um deles, o apresentador Vicente Leporace disse que o nome não era sonoro e promoveu um concurso para escolher outro nome para o conjunto. Um ouvinte sugeriu Demônios da Garoa.

Quais, quais, quais, quais, quais…

De lá para cá, o grupo gravou mais de 430 músicas, vendeu mais de 10 milhões de discos e recebeu a indicação para o Grammy Latino em 2006 como o melhor álbum de samba, entre outros prêmios. Atualmente, faz uma média de 150 shows por ano por diversas cidades do país, tem presença cativa no Bar Brahma e apresenta-se com frequência no Clube Atlético Juventus.

O vocalista, Ricardinho Rosa, da terceira geração, comenta que o conjunto tem fôlego para muito mais. Por exemplo, já está em produção o projeto Demônios da Garoa 75 anos com o lançamento de um documentário contando a historia do grupo e a gravação de um DVD com show ao vivo em um ponto turístico da cidade. “Depois,  vamos viajar pelo Brasil inteiro”, concluiu, deixando aberto a possibilidade de lançar músicas novas, mas as famosas músicas de Adoniran Barbosa  nunca poderão faltar.

Deixe um comentário

© 2020 Desenvolvido por Ópera Marketing