Você está aqui:Home » Saúde » Febre amarela em cães e gatos?

Febre amarela em cães e gatos?

dog
Diante de todas as notícias sobre a febre amarela, muitas pessoas estão preocupadas com seus pets. Esclareço que a doença não ocorre em cães e gatos. Está restrita aos macacos e humanos. Porém, existem outras doenças graves e importantes transmitidas por vetores. Um dos exemplos é a Dirofilariose, transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti Culex, pipiens e Ochlenotus taeniohnchus, também conhecida por “verme do coração”. Ela recebe esse nome popular porque os parasitas migram pela corrente sanguínea até o coração e artéria pulmonar, podendo causar sintomas graves.
A Leshmaniose é outro exemplo de doença transmitida pelo mosquito palha. Além de afetar nossos animais de estimação, também é uma zoonose, isto é, pode ser transmitida para as pessoas. É uma doença grave e, infelizmente, muito frequente em algumas regiões do País. Cada uma dessas doenças possui prevenção. Fale com seu médico veterinário para receber todas as orientações necessárias.

*Dra. Karina Akemi é médica veterinária pela Unesp; pós graduada em Cirurgia e Anestesia Veterinária. Especialização em cardiologia veterinária de pequenos animais e veterinária do Hospital Animaniac’s

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng