Como combater a ansiedade
A quarentena adotada para conter a propagação do Coronavírus mantém milhões de paulistanos isolados dentro de suas casas, muitos deles sozinhos e por tempo indeterminado. Esta situação provoca incerteza sobre o futuro, angústia, depressão e insegurança financeira. Além disso, muitos confundem a falta de ar provocada pela ansiedade com um dos principais sintomas causado pela Covid-19.
Para diferenciar os sintomas, a psiquiatra Daniela Gava, do Centro de Atenção Integral à Saúde do São Cristóvão Saúde (CAIS), explica que a ansiedade ajuda a criar saídas, soluções para o que está por vir. “No entanto, passa a ser um transtorno mental quando é persistente, de difícil controle, desproporcional às situações que estão mobilizando o sofrimento“, frisou.
Durante uma crise de ansiedade, os pensamentos das pessoas ficam muito confusos e desordenados, por isso, a dica é tentar manter a atenção no que realmente está ocorrendo e não nos pensamentos ruins. “É importante tentar trabalhar a respiração de maneira pausada e profunda para acalmar tanto os sintomas físicos como emocionais, ajudando na recuperação do controle e relaxamento. Aproximar-se de alguém de confiança também ajuda a sentir-se mais seguro nesse momento”, concluiu.