Você está aqui:Home » A Mooca é bella » Cartões Postais da Mooca

Cartões Postais da Mooca

moocaEm sua 10ª edição, a Bella Mooca apresenta um roteiro com 10 pontos turísticos do bairro que tem a cara de São Paulo e comemora 462 anos no dia 17 de Agosto. A iniciativa é oportuna porque oferece dicas de passeios e lazer nas férias do meio do ano. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de conhecer de perto a história e testemunhar sua própria transformação: de reduto dos imigrantes e berço da industrialização da cidade para a chegada de espigões de luxo e da alta gastronomia

1- Museu da Imigração
Antiga Hospedaria de Imigrantes, o Museu da Imigração guarda registros que remonta o cenário em que os estrangeiros foram recepcionados na Mooca e bairros vizinhos. O visitante também tem acesso ao acervo digital para colher informações como, por exemplo, data de chegada, nacionalidade e parentesco de seus antepassados. Além disso, pode visitar exposições temporárias e itinerantes. Neste mês de férias, as atrações ficam por conta do Mundo de Brincar, espaço lúdico gratuito para as crianças (até 10 anos) se divertirem com diversos brinquedos educativos. Funciona de quarta a domingo, das 11 às 17 horas.
www.museudaimigracao.org.br

2-Teatro Arthur Azevedo
Inaugurado em 1952, o Teatro Municipal Arthur Azevedo tem este nome em homenagem ao poeta maranhense imortalizado na Academia Brasileira de Letras. Recebe espetáculos de dança, música e peças de teatro a preços populares.  Pelo seu palco, já passaram artistas consagrados como Cacilda Becker, Walmor Chagas e Procópio Ferreira entre tantos outros.

3-Maria Fumaça
Um dos passeios mais agradáveis para se fazer na Mooca é pegar o Trem Cultural dos Imigrantes, também chamado de “Maria Fumaça”. Trata-se de uma locomotiva à vapor, de 1922, que percorre um percurso de três quilômetros mostrando uma vila ferroviária do século passado e trens antigos da SP Railway. A estação está localizada no Museu da Imigração e o passeio, que funciona apenas aos sábados e domingos, das 11 às 16 horas, dura 25 minutos, custa entre R$ 20,00 e R$ 25,00, acompanhado de monitores que contam um pouco da história da locomotiva.
Mais informações: www.abpfsp.com.br ou pelo fone (11) 2695-1151.

4-Clube Atlético Juventus
Fundado no dia 20 de abril de 1924, o Juventus possui um complexo poliesportivo de 80 mil m² para a prática de esportes amadores e olímpicos, além de lazer e recreação para seus associados. Destaque para a Festa Julina no período de 30 de junho a 29 de julho, só nos finais de semana. Sábado das 14 às 23 horas e domingo das 14 às 22 horas. Quadrilhas, bingo, shows, parque de diversões, comidas típicas e atrações musicais.

5-Estádio da Rua Javari
Para quem mora na Mooca e gosta de futebol, assistir aos jogos de futebol do Juventus no Campeonato Paulista da série B é um programa obrigatório por várias razões: Lá, você reencontra velhos amigos, vê o busto do Rei Pelé (homenagem ao famoso gol marcado pelo Atleta do Século há 59 anos) e, no intervalo, experimenta o famoso cannoli vendido há muitos tempo pelo carismático Seo Antonio Garcia.

6-Paróquia de San Gennaro
San Gennaro é o padroeiro da Mooca. A paróquia foi inaugurada em 1914,  e todos os anos promove a tradicional Festa de San Gennaro. O evento foi criado para arrecadar dinheiro para as obras sociais da igreja. Tem show com músicas italianas e os Três Tenores. Destaque também para a deliciosa comida italiana feita com todo carinho pelas mammas servidas na cantina e nas barracas. Tem missa solene e procissão. Neste ano, a festa acontece no período de 8 de setembro a 7 de outubro  (sábado e domingo, a partir das 18 horas).
Mais informações: www.sangennaro.org.br

7-Mooca Plaza Shopping
Inaugurado há seis anos, o empreendimento possui mais de 230 lojas, com um mix completo de moda masculina, feminina e infantil. Foi estruturado com duas alamedas que atendem também as necessidades dos clientes que procuram serviços como lotérica, sapataria, drogaria, loja de suplemento, depilação a laser, ótica, agência de viagens, comidas naturais, câmbio, podologia, manicure e cabeleireiro. Destaque também para o Pet Park que tem uma ampla área verde ao ar livre de mais de 2 mil m² exclusivos para a alegria dos animais.

8-Parque Sabesp
Inaugurado há quatro anos, o Parque Sabesp ganhou o nome de Fiori Gigliotti em homenagem ao famoso narrador de futebol que morou na Mooca. É administrado pela Sabesp e conta com 21 mil m². Criado com o conceito de conscientização ambiental, possui rota acessível, espaços lúdicos, museu aberto, espaço para caminhadas, playground, posto de coleta seletiva e bicicletário.
Localização: Av. Paes de Barros, 2.017, funciona das 6 às 18h, todos os dias.

9-Capela de Cristo
Localizada no Espaço Cultural ‘Amo a Mooca’, próximo da entrada do Supermercado Extra, a Capela do Cristo está sob a jurisdição da Igreja São Rafael. Com mais de 100 anos, a imagem ficava no interior do Cotonofício Rodolfo Crespi, na época, uma das maiores fábricas da cidade e que deu origem ao Juventus. Ela está aberta à comunidade de segunda-feira à sexta-feira, das 13 às 18 horas. Na última quarta-feira de cada mês, às 19h30, recebe os fiéis para a Missa de Ação de Graças. Localização: Rua Javari, 403.

10-Teatro Gamaro
Inaugurado em 2009, o Teatro Gamaro está localizado ao lado da Universidade Anhembi-Morumbi no prédio da antiga Alpargatas. Um espaço cultural totalmente equipado e projetado para receber shows, produções teatrais e eventos corporativos. Tem aproximadamente 2.000 m² e capacidade para 756 lugares, distribuídos em plateia e dois mezaninos. Na programação, destaque para apresentação do cantor e compositor Guilherme Arantes no próximo dia 27 de julho e do tenor italiano, Emanuele Servidio, dia 18 de agosto. Localização: Rua Dr. Almeida Lima, 1176
www.teatrogamaro.com.br

 

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng