Você está aqui:Home » Saúde » A mudança de hábitos é fundamental para combater a insônia

A mudança de hábitos é fundamental para combater a insônia

insoniaA Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta: 40% dos brasileiros são vítimas de um inimigo invisível, a insônia. O problema não escolhe gênero ou idade. Embora seja incomum, crianças também podem ser afetadas pela doença, porém, são os adultos e idosos que costumam enfrentar esse distúrbio. Há diversos tratamentos. No entanto, a mudança de hábitos é fundamental para resolver o problema.

Daniela Gava, psiquiatra do Hospital e Maternidade São Cristóvão, da Mooca, afirma que a má qualidade do sono passa a ser um problema quando começa a afetar a funcionalidade de um indivíduo. De acordo com a especialista, o sono é importante para a saúde em geral, tanto clínica quanto mental. “A insônia crônica interfere muito na qualidade de vida de uma pessoa, gerando perturbações no desempenho profissional, social e pessoal. O sofrimento é evidente”, frisou, acrescentando que existe risco, inclusive, de aumento no número de acidentes de forma geral. Tudo isso, é motivo de preocupação e indicação de tratamento.

Diversas situações contribuem para o surgimento da insônia: desde preocupações com problemas do cotidiano até a relação com transtornos mentais, ansiedade, e episódios depressivos. O mais alarmante, porém, é que a insônia crônica também está relacionada ao aparecimento de doenças como a hipertensão e infarto agudo do miocárdio.
Além da indicação de técnicas de psicoterapia, em alguns casos, a medicação para dormir também é iniciada. Entretanto, segundo a psiquiatra, somente a partir de um diagnóstico é que deve ser definido o tipo de tratamento. A médica finaliza enfatizando que é preciso fazer uma “higiene do sono” para garantir que a insônia desapareça de vez.

Higiene do Sono
1. Deite-se e levante-se sempre no
mesmo horário
2. Mantenha o quarto escuro
3. Evite usar celulares, tablets ou assistir
TV na hora de dormir
4. Evite bebidas com cafeína, alcoólicas
ou fumar à noite
5. Não trabalhe na cama

Deixe um comentário

© 2016-2018 Desenvolvido por Ópera Markeitng